top of page

29.04-Dia Internacional da Dança

  • Foto do escritor: Be.Art
    Be.Art
  • 29 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Esse definitivamente está sendo um ano de descobertas, de observarmos ações, pensamentos, rotinas, e dentro delas redescobrir novas maneiras de olhar, sentir e fazer tudo que conhecemos de uma outra forma. É também um ano de valorizarmos momentos simples que na correria do dia a dia passavam batidos, e agora percebemos o quanto eles fazem a diferença em quem somos e como nos sentimos.


Tem sido um novo cenário no mundo, com toda certeza. E hoje vim contar pra vocês o como está sendo pra nós que temos a dança como profissão, meio de vida, e paixão.

Afinal hoje, 29.04, é comemorado o Dia Internacional da Dança.


No dia 17 de Março ambos os locais onde trabalho (Cia Jovem de Dança de SJCampos e Instituto Marco de Dança) suspenderam as atividades presenciais, seguindo as orientações do Ministério da Saude e da OMS. E durante a primeira semana em casa, foi momento de procurar formas de alimentar o ser artista que habita em mim: assisti videos de espetáculos, reli livros, procurei novos materiais de estudo, fiz aulas. E então no dia 30 de Março, nós do IMD começamos com o período de experiência de aulas online através da plataforma Zoom.


Nos horários agendados, os alunos e professores se conectam de suas casas, e durante aquele período do dia, entram em um universo paralelo, até então, que eu jamais esperava vivenciar na dança. Quando foi que pensei que daria aula por video, na minha casa? Que a preocupação do dia, seria pensar aonde seria melhor posicionar a câmera, se na cozinha ou no quarto?


Assim começamos esse processo novo, desafiador, e cheio de descobertas. Pensando no quanto a arte faz a diferença na vida do ser humano, o quanto um professor pode instigar o aluno a querer se conhecer mais e o meio onde vive, e o quanto os alunos podem a cada dia fazer a diferença na vida daqueles que se dedicam a compartilhar o que sabem, e aprenderem com o que ensinam. Amanhã completamos um mês nessa rotina: aulas em casa, com o dobro ou talvez até o triplo de zelo e atenção, pensando sempre nas dificuldades do espaço, nos riscos, e naquele corpo que está ali na frente da sua tela, disposto a se mexer, despertar e evoluir.


Existem dias mais difíceis, onde a internet oscila, as crianças estão agitadas (o que se torna super compreensível dado a dimensão de seres tão repletos de energia, em casa há tanto tempo), a conexão apresenta algum problema, ou bate aquela bad e saudade do que tínhamos até pouco tempo atrás. Mas também vêm aqueles dias onde eu paro, respiro fundo e penso o quanto a arte é fundamental e transformadora, e em momentos como esse, nos mostra que é nos acolhe, alimenta, abraça o coração e a alma. E o quanto privilegiada eu sou, pela oportunidade de vive-la tão intensamente a cada dia.


Eu não tenho duvidas de que não somos os mesmos desde que todo esse processo iniciou, porque as vezes é preciso calar a voz e diminuir os movimentos pra se olhar com mais detalhes para quem somos e o que realmente importa na nossa vida.

Nesse dia 29.04, agradeço pelas inúmeras oportunidades de crescimento e transformação que a dança me presenteou de inúmeras maneiras. Pelos palcos e salas de aulas por onde passei, pelas inúmeras duvidas que bateram na porta e me fizeram refletir (e entender o quanto elas são naturais e muito positivas quando vi que são parte de um processo). Agradeço profundamente a cada coração que toquei, e muitas vezes fui tocada, pelos mestres que me guiaram nos caminhos e me inspiraram a seguir nessa jornada tão grandiosa. Pelos amigos que conheci, (re)encontrei e me conectei. Por fim essa distância ainda vai acabar aproximando muita gente!


E é pensando nisso que em parceria com o Instituto Marco de Dança (associação que tem meu coração, e em breve terá um post especial por aqui), desenvolvi um projeto que a principio se mostrava curioso e proporcionou registros e momentos sensacionais. A gente tem mania de valorizar o que é grande, virtuoso. E acaba não se lembrando que a arte é feita de simplicidade e verdade. A dança está presente em cada gesto, olhar, toque, pequeno movimento, mas na imensidão do dia a dia, dos palcos, do trabalho, a gente não percebe o quanto nós somos poesia.


Foi assim que surgiu o video lançado hoje #UnidosPelaArte, que contou com a participação de alguns bailarinos do IMD, se propondo a pensar o como nossos corpos são diferentes, se movimentam e expressam de formas diferentes, e é isso que faz ser que somos. Meu coração hoje está que é só #OrgulhoDeSerIMD e por fazer parte de um projeto tão repleto de luz e amor.


Saudades de estarmos juntos, mas certa de que seguimos unidos!

"A dança é feita de amor e laços e não apenas de passos ou espaços."

Feliz Dia Internacional da Dança!


Para acessar o video no Youtube, basta acessar o link: https://youtu.be/64Bg4rSV7pk

Aproveite pra conhecer um pouquinho desse trabalho incrível que o IMD faz!




 
 
 

Comentarios


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2022 por Be-Art.

bottom of page